IMAGÉTICA - A LEITURA A PARTIR DA IMAGEM
O conceito de imagética, no dicionário, nos ajuda
a entendermos a linguagem imagética multimidiática e a comunicação no século digital,
já que imagética significa aquilo que advém da imagem ou revela imaginação, bem
como, estruturas abstratas e
genéricas advindas da dinâmica da imagem; caracterizada pela observação humana.
As imagens estão presentes em todos os
meios da comunicação humana. Elas povoam o universo da comunicação desde a fala
até a informática.
As
imagens podem ser gráficas, óticas, perceptivas, mentais ou verbais, sendo que
cada uma delas passou a ser estudada independentemente por uma ciência ou por
uma das artes.
Para análise da linguagem imagética,
análise de sua significação social, é preciso aguçar as faculdades de
observação, a imaginação e uma capacidade de discernimento capazes de
estabelecer ligações entre conhecimentos transmitidos pela imagem e uma cultura
geral e especifica mais extensa.
A
abordagem da imagem como linguagem é fundamental para enfrentar os desafios
desse mundo visual. Um ponto importante a ressaltar é o de que os conjuntos
simbólicos contidos na imagem expressam um discurso no qual os símbolos mais
fortes de uma cultura são reintegrados.
Podemos
afirmar que, na internet, acontece uma reconfiguração por meio da combinação de
elementos textuais e imagéticos, aliados aos já tradicionais elementos sonoros,
que transforma os gêneros existentes em outros específicos do suporte digital. Deste modo, podemos concluir que o rádio de
uma era que é chamada de pós-modernidade tem imagens em movimento, fotografias,
hipertextos, links, interação por meio de imagens e não-linearidade. Um viés
para uma nova definição da radiofonia passa pela configuração das novidades
presentes na web rádio. Assim, os novos gêneros da web rádio são chat, o
e-mail, o endereço eletrônico, a enquete e o fórum, nascidos genuinamente em
meio digital. Mas também são novos, no suporte internet, os tradicionais
gêneros radiofônicos hertzianos, como a notícia, a reportagem, os programas
diversos, o spot, o jingle e outros também encontrados nas web rádios
pesquisadas. Tratam-se de formas híbridas, nascidas da complexa tessitura
digital da web rádio. Mas, como um todo, a web rádio pode ser entendida como
uma constelação de gêneros que abriga formatos antigos, novos e híbridos.
Assim,
o problema que se apresenta é a especificidade linguística do rádio em um novo
suporte, a internet. Os gêneros no rádio tradicional possuem uma configuração
clara e precisa, já que seu universo é apenas sonoro. Com a internet, porém, os
gêneros conhecidos se reconfiguram, aparecendo de formas novas na radiofonia.
Inclusive, poder-se-ia dizer que um novo conceito de radiodifusão deveria ser
traçado com o advento do rádio na internet.
Quando
se fala que o fantasma da extinção do rádio ronda nossos estúdios sob a ameaça
da internet, é preciso lembrar que a web, certamente, não representa o fim, mas
o início de uma nova era, regida pela digitalização. Desta vez com uma nova
linguagem, novos signos textuais e imagéticos, novo suporte, novas formas de
interação e a presença de gêneros reconfigurados, alguns do velho modo
hertziano e outros novos nascidos das modernas tecnologias.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A comunicação na era
contemporânea vem se transformando rapidamente com o desenvolvimento
tecnológico, tornando-se instantânea, internacional, segmentada e interativa. A
difusão de uma menor cultura comum global é propagada através dos meios de
comunicação de massa, principalmente por meio da indústria do entretenimento e
da publicidade. Esta baseia a valoração do ser humano principalmente enquanto
consumidor e instiga uma verdadeira cultura do consumo, baseada em perfis socioeconômicos
e psicológicos segmentados internacionalmente: as tribos virtuais. A análise
considera a comunicação digital cibernética e sua integração com as formas
tradicionais da comunicação de massa - impressa e eletrônica - e reforça a
tendência de valorização da comunicação integrada no desenvolvimento do
discurso persuasivo. A intensa utilização de apelos imagéticos e estéticos como
forma de identificação entre consumidores é a base deste estudo, que analisa a
importância da linguagem visual dentro do discurso persuasivo publicitário como
forma de superar fronteiras linguísticas e culturais na elaboração e
estruturação de comunicação direcionada às tribos virtuais.
Fonte de Pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário