quarta-feira, 11 de junho de 2014

IMAGÉTICA - A LEITURA A PARTIR DA IMAGEM

O conceito de imagética, no dicionário, nos ajuda a entendermos a linguagem imagética multimidiática e a comunicação no século digital, já que imagética significa aquilo que advém da imagem ou revela imaginação, bem como, estruturas abstratas e genéricas advindas da dinâmica da imagem; caracterizada pela observação humana.

As imagens estão presentes em todos os meios da comunicação humana. Elas povoam o universo da comunicação desde a fala até a informática.


As imagens podem ser gráficas, óticas, perceptivas, mentais ou verbais, sendo que cada uma delas passou a ser estudada independentemente por uma ciência ou por uma das artes.

Para análise da linguagem imagética, análise de sua significação social, é preciso aguçar as faculdades de observação, a imaginação e uma capacidade de discernimento capazes de estabelecer ligações entre conhecimentos transmitidos pela imagem e uma cultura geral e especifica mais extensa. 



A abordagem da imagem como linguagem é fundamental para enfrentar os desafios desse mundo visual. Um ponto importante a ressaltar é o de que os conjuntos simbólicos contidos na imagem expressam um discurso no qual os símbolos mais fortes de uma cultura são reintegrados.

Podemos afirmar que, na internet, acontece uma reconfiguração por meio da combinação de elementos textuais e imagéticos, aliados aos já tradicionais elementos sonoros, que transforma os gêneros existentes em outros específicos do suporte digital.  Deste modo, podemos concluir que o rádio de uma era que é chamada de pós-modernidade tem imagens em movimento, fotografias, hipertextos, links, interação por meio de imagens e não-linearidade. Um viés para uma nova definição da radiofonia passa pela configuração das novidades presentes na web rádio. Assim, os novos gêneros da web rádio são chat, o e-mail, o endereço eletrônico, a enquete e o fórum, nascidos genuinamente em meio digital. Mas também são novos, no suporte internet, os tradicionais gêneros radiofônicos hertzianos, como a notícia, a reportagem, os programas diversos, o spot, o jingle e outros também encontrados nas web rádios pesquisadas. Tratam-se de formas híbridas, nascidas da complexa tessitura digital da web rádio. Mas, como um todo, a web rádio pode ser entendida como uma constelação de gêneros que abriga formatos antigos, novos e híbridos.

Assim, o problema que se apresenta é a especificidade linguística do rádio em um novo suporte, a internet. Os gêneros no rádio tradicional possuem uma configuração clara e precisa, já que seu universo é apenas sonoro. Com a internet, porém, os gêneros conhecidos se reconfiguram, aparecendo de formas novas na radiofonia. Inclusive, poder-se-ia dizer que um novo conceito de radiodifusão deveria ser traçado com o advento do rádio na internet.

Quando se fala que o fantasma da extinção do rádio ronda nossos estúdios sob a ameaça da internet, é preciso lembrar que a web, certamente, não representa o fim, mas o início de uma nova era, regida pela digitalização. Desta vez com uma nova linguagem, novos signos textuais e imagéticos, novo suporte, novas formas de interação e a presença de gêneros reconfigurados, alguns do velho modo hertziano e outros novos nascidos das modernas tecnologias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:



A comunicação na era contemporânea vem se transformando rapidamente com o desenvolvimento tecnológico, tornando-se instantânea, internacional, segmentada e interativa. A difusão de uma menor cultura comum global é propagada através dos meios de comunicação de massa, principalmente por meio da indústria do entretenimento e da publicidade. Esta baseia a valoração do ser humano principalmente enquanto consumidor e instiga uma verdadeira cultura do consumo, baseada em perfis socioeconômicos e psicológicos segmentados internacionalmente: as tribos virtuais. A análise considera a comunicação digital cibernética e sua integração com as formas tradicionais da comunicação de massa - impressa e eletrônica - e reforça a tendência de valorização da comunicação integrada no desenvolvimento do discurso persuasivo. A intensa utilização de apelos imagéticos e estéticos como forma de identificação entre consumidores é a base deste estudo, que analisa a importância da linguagem visual dentro do discurso persuasivo publicitário como forma de superar fronteiras linguísticas e culturais na elaboração e estruturação de comunicação direcionada às tribos virtuais. 




Fonte de Pesquisa:

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