Relatório descritivo sobre os
diferentes veículos de comunicação e suas especificidades
Os meios de
comunicação são artifícios que permitem
a comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de
informações. Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu formas para se
comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos, etc. A cada época, o homem cria novas
tecnologias, cada vez mais avançadas, com a finalidade de termos sempre ao
nosso alcance as informações e acontecimentos ocorridos em todo o mundo.
A forma
que nos comunicamos é transmitida pelos meios de comunicação. Podemos nos comunicar
da forma escrita, com a fala através das vibrações das cordas vocais, por meio
de ondas eletromagnéticas, por meio de sons, por imagens e por meio da
linguagem dos sinais- LIBRAS. Esse artigo, por exemplo, é uma forma de
comunicação escrita.
Com o desenvolvimento tecnológico, os meios de
comunicação foram se tornando mais eficazes. O telégrafo revolucionou a forma de se comunicar à distância, sendo
considerado um dos primeiros sistemas modernos de comunicação.
Em seguida, outros meios de comunicação foram
inventados, com destaque para o telefone,
celular, televisão, rádio, jornais, revistas e internet (rede mundial de comunicação). Todos eles
são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a
troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do planeta.
TELEFONE E CELULAR
O telefone é um meio de comunicação que transmite som. Apesar de ser usado por praticamente o mundo inteiro, o telefone é um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo, o mais comum é que duas pessoas falem ao telefone. O primeiro telefone foi criação do escocês Alexander Graham Bell.
Atualmente, também nos comunicamos com telefones celulares. Os telefones celulares foram criação japonesa ocorrida por volta de 1978. Enquanto os telefones transmitem sons por meio de sinais elétricos, o celular transmite som por meios de ondas eletromagnéticas. Isso nos possibilita falar com qualquer pessoa sem estarmos presos a um fio. Um grande avanço para a humanidade, pois conseguimos falar com outra pessoa em qualquer lugar do mundo.
TELEVISÃO
A televisão é um meio de comunicação
que transmite som e imagem, sendo o preferido dos brasileiros. Ela consegue
comunicar uma notícia a várias pessoas, ou seja, é um meio de grande
abrangência. A programação da TV é bastante diversificada e procura atingir o
maior número de públicos.
RÁDIO
O rádio é um aparelho que transmite som e que apresenta uma programação diversificada o que aumenta ainda mais o número de pessoas que escutam rádio. Atualmente, o rádio é um dos meios de comunicação mais utilizados, porque é um instrumento de baixo custo e pequeno porte. No Brasil, o rádio é muito importante porque, em certas regiões do país, é o único veículo de comunicação que consegue chegar, informando e divertindo a população.
JORNAL
E REVISTA
A forma escrita ainda é o meio de comunicação mais usado como meio de comunicação em massa, assim como o rádio.
O jornal e a revista são meios de comunicação impressos. É uma principal fonte de comunicação da sociedade. Vetado e censurado na época da ditadura, ele continua sendo um importante veículo de informação, pois aborda diversos temas como política, econômica, esporte, cultura e lazer para toda a família. É um companheiro para todos os momentos e, principalmente, para quem gosta de ficar atualizado com os acontecimentos do país e do mundo. Sua publicação é diária, e consegue obter um grande número de leitores. Atualmente, grandes jornais disputam o público de leitores realizando promoções em suas assinaturas.
As revistas abordam temas específicos como culinária, moda, design, arquitetura, sexo, educação, revistas em quadrinhos, atividades infantis, entre tantos outros assuntos. Geralmente, a revista é publicada de forma semanal ou quinzenal.
INTERNET
A internet é o segundo meio de comunicação mais usado pelos brasileiros. É um sistema global de rede de computadores interligadas para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governo, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas. A internet traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços, permitindo que sejam obtidos com extrema rapidez e facilidade. A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Algumas redes sociais possibilitam a comunicação instantânea entre pessoas localizadas em diferentes lugares. Outro avanço é a realização de cursos à distância, que podem ser realizados através de aulas acompanhadas pelo computador.
Os meios de comunicação também são essenciais para a realização de atividades econômicas. Alguns negócios financeiros são finalizados através de sites especializados, as cotações das ações de empresas podem ser acompanhadas, transações bancárias, entre outros.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos dizer que a história dos meios de comunicação e sua evolução se confundem com a nossa própria história e evolução, visto que, ao longo dos tempos o homem desenvolveu diversas formas de se comunicar que foram evoluindo progressivamente paralela à sua evolução. Portanto, reconheço a importância dos meios de comunicação como parte de nossa evolução pessoal.
Cada meio tem a sua importância e permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro, sendo essencial para a difusão das informações.
O desenvolvimento e conhecimento tecnológico foram tornando os meios de comunicação mais eficazes, criando condições favoráveis para a melhoria e avanço das necessidades e do bem estar do Ser Humano.
Em tempos de globalização, podemos afirmar que são poucas as comunidades que não tem acesso a algum meio de comunicação. Daí porque o momento atual tem sido chamado de era das comunicações, visto que os avanços tecnológicos e o crescente acesso aos veículos de comunicação trouxeram inúmeras implicações para o ser social. As novas tecnologias de informação e comunicação interferem em todos os aspectos da nossa sociedade e também a nível global, criando um processo acelerado de massificação de ideias e interesses coletivos.
FONTE DE PESQUISA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário