quarta-feira, 14 de maio de 2014

RESUMO DE COMUNICAÇÃO



Definir comunicação não é nada fácil, pois o tema é muito amplo para se abordar todas as suas vertentes.

Do ponto de vista etimológico, Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".

Sendo assim, Comunicação por definição, significa partilha de informações e não apenas a fala ou a escrita, ela envolve uma via de mão dupla por onde trafegam significados que se tornam comuns entre duas ou mais pessoas. A comunicação não significa apenas falar às pessoas, mais também, ouvi-las.


Desde o princípio dos tempos, a comunicação é de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Comunicar é tornar comum ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos. Podemos comunicar através de índices, ou seja, de elementos que nos transmitem algo, mesmo sem haver intenção de comunicar, de sinais verbais, do silêncio, das expressões faciais, da postura e trato do corpo, de gestos, do vestuário, etc. As palavras, o silêncio, os movimentos ou a inatividade, tudo tem valor de mensagem. A maneira como agimos, a roupa que usamos fazem parte de um processo de interação, através do qual entramos em comunicação com os outros. Também não pode afirmar-se que a comunicação só se verifica quando é consciente ou intencional. Não podemos deixar de comunicar, porque todo o nosso comportamento interacional tem uma dimensão comunicativa (tem valor de mensagem). Neste sentido, pode afirmar-se que comunicação e comportamento são sinônimos.

Dessa maneira, podemos dizer que a comunicação humana não está resumida apenas à linguagem verbal, mas também a uma série de gestos e expressões faciais e corporais que completam a comunicação e a tornam mais eficaz. A postura do corpo, as expressões faciais e os gestos esclarecem muito mais do que meras palavras. Por isso, podemos afirmar que a comunicação é um processo contínuo, ela se dá sempre: é impossível não comunicar. Mesmo se estamos calados, estamos emitindo uma mensagem. É um processo constante, complexo e ativo que se distingue da comunicação animal por seu conteúdo simbólico, isto é, as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modificar signos e símbolos.

O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que decodifica (interpreta) uma determinada mensagem. Esse processo está integrado pelos seguintes componentes: EMISSOR, que é quem elabora e põe em circulação a mensagem; RECEPTOR, que recebe e interpreta; a MENSAGEM, a informação; MEIO, suporte físico através do qual se transmite a mensagem; CÓDIGO, sistema de referência em função do qual se elabora e interpreta a mensagem e o CONTEXTO, que é a situação social, histórica, geográfica e psicológica do ato de comunicação em questão.

Comunicar é por em circulação uma determinada informação, em forma de mensagem, processo que leva a compartilhá-lo, colocando a nós mesmos como seres ativos desse processo, posto que cada mensagem se codifica e decodifica a partir da realidade individual.

O modo como se comunica é resultado de um processo de aprendizagem. O que comunicamos e o modo como o fazemos reflete de algum modo a nossa experiência do passado, os nossos valores, atitudes, princípios, características pessoais, no fundo é o nosso quadro de referências que influencia e caracteriza o nosso comportamento atual.

A comunicação decorre de comunhão. Por ela, compreender o processo da comunicação resulta fundamentalmente na compreensão de todo processo do fenômeno social, porque é nele que se mostram comuns as individualidades, histórias, sentimentos, valores, modos de ver o mundo e circunstâncias das pessoas que fazem a sociedade. E essas pessoas cada vez que se comunicam, fazem uma comunhão de pensamentos de toda essa informação, que é, nada mais, nada menos, que as mensagens que circulam diariamente, em qualquer lugar de qualquer sociedade do mundo.


FONTE DE PESQUISA:
http://www.significados.com.br/comunicacao/
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1729137-que-%C3%A9-comunica%C3%A7%C3%A3o/#ixzz31YKw1STK

Nenhum comentário:

Postar um comentário